segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Entrevistas: Rafael Luz

Bom pessoal seguindo com as entrevistas, hoje estou entrevistando o Rafael Freire Luz.

Rafael estava no time da Seleção Brasileira que conquistou a vaga para as Olimpíadas depois de 16 ano.
Rafael muito obrigado, por ter respondidos essas perguntas, sucesso na sua vida profissional.
 

Entrevistado:
Nome: Rafael Freire Luz
Idade: 19 anos
Time: Lucentum/Alicante (ES)
Numero da Camisa: #5





Alexandre: Fala um pouco de suas conquistas.

Rafael: Bom, minhas conquistas começaram quando eu fui para seleção sub 16 e com a união grupo, conquistamos o ouro no Sul-Americano no Uruguai em 2006. Na temporada 2007/08 e 2008/09 no qual eu estava jogando no Unicaja/Málaga (Espanha) onde conquistei o campeonato juvenil. Na temporada 2007/08 também fui campeão da Espanha por seleções estaduais, eu joguei por Andalucia, conquistando assim o inédito titulo para o estado.
Consegui dois campeonatos Final Four Junior com Unicaja/Málaga, uma em 2007/08 e outra em 2008/09 sendo nessa integrante do quinteto ideal da Final Four Junior. Em 2011 conquistei a medalha de prata com a Seleção Brasileira adulta em Mar Del Plata na Argentina e voltando assim às Olimpíadas depois de 16 anos.

Alexandre: Porque quis jogar basquete?

Rafael: Eu nasci em uma família onde o basquete era tradição. Somos seis irmãos e todos jogaram basquete, meu pai foi jogador e técnico, então acho que por viver sempre nesse meio automaticamente acabei pegando gosto pelo esporte, que comecei a treinar com 5 anos.

Alexandre: Quais times você já jogou?

Rafael: Perola Clube Birigui, S.M.E.R. Araçatuba (hoje em dia conhecido como BC), Esportiva/Jundiaí, Unicaja/Málaga(ES), C.B. Granada (ES) e Lucentum/Alicante.

 Alexandre: Como foi sua trajetória até você chegar à Espanha?

Rafael: Eu comecei em Araçatuba na escolinha da Claudia Crepaldi. Minha família acabou mudando pra Jundiaí e dai comecei a jogar na Esportiva. Em uma Clinica que o técnico de Málaga fazia em Jundiaí eu participei. Ele me convidou pra treinar na Espanha para ver se eu tinha condições pra ficar. Depois de 2 semanas treinando gostaram dos meus treinos e assinamos o contrato.

Alexandre: Quais foram os desafios que você teve que enfrentar, e como os enfrentou?

Rafael: Meu primeiro ano fora do Brasil foi muito difícil, fiquei cinco meses em um novo pais, com pessoas falando outra língua, com outros costumes e eu tinha apenas 15 anos. Essa fase de adaptação foi muito difícil. Depois vieram as cobranças dos estudos e dos treinos, que eram bem grandes e eu ainda não estava acostumado.

Alexandre: Quando recebeu a informação que iria jogar na seleção no Pré Olímpico, qual foi sua reação e onde que você estava quando recebeu?

Rafael: Eu estava em Araçatuba, minha cidade natal, na casa do meu primo e quando meus agentes me ligaram falando pra eu voltar que eu tinha que me apresentar à Seleção, minha alegria foi imensa. Não esperava a convocação esse ano e ela acabou vindo.

Alexandre: Como foi trabalhar com um técnico Argentino?

Rafael: Pra mim foi uma experiência incrível. O Ruben, o técnico da Seleção Brasileira, já possui muita bagagem, muita historia e é um grande técnico. Nunca parei para pensar que estava sendo treinando por um argentino na seleção brasileira.

Alexandre: Qual foi sua emoção quando conquistou a vaga para Londres?

Rafael: A maior que eu já tive. Quando o placar zerou e eu vi que a gente tinha conquistado a vaga, apenas lagrimas e vontade de gritar passaram pela minha cabeça.

Alexandre: Você é a favor de que o time que foi para o Pré Olímpico, tem que ser o mesmo que vai para Londres? 

Rafael: Eu acho que seria importante isso. Os jogadores que estivera lá trabalharam muito pra conseguir essa vaga, mas dificilmente uma seleção repete 100% dos jogadores em duas competições seguidas.

Alexandre: Você aceitaria os 3 atletas da NBA no time para as Olimpíadas?

Rafael: Eu acho que será uma decisão que não cabe a nós jogadores decidir. Claro que toda ajuda é bem-
vinda, mas quem vai decidir isso será o técnico.

Alexandre: Como vai ser sua preparação para Londres 2012? Está jogando em qual time e qual liga essa temporada?

Rafael: Este ano estou muito focado nos treinos e especificamente em madurecer como armador, tentar pegar o máximo de experiência para conseguir jogar melhor (ficar entre os 12) em Londres. Este ano jogarei no Lucentum/Alicante na Espanha e jogaremos a liga ACB, conhecida como Liga Endesa.

Alexandre: Qual é seu maior sonho?

Rafael: Me firmar na Espanha. Quero fazer minha carreira por aqui e assim constituir minha independência financeira para voltar ao Brasil.

Alexandre: Pretende ir para a NBA?

Rafael: Não é mais um sonho como antes, mas se algum dia chegar o momento de ir e for o melhor pra mim, com certeza iria.
;

Nenhum comentário:

Postar um comentário