sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Entenda a greve na NBA

Entendendo a grave na NBA.
Como é de conhecimento a NBA está em greve. Os jogos da Pré Temporada já foram cancelados, e as duas primeiras semanas da temporada estão ameaçada a ser cancelada. Analisaremos o porque da greve.
Os jogadores estão sabendo que a temporada pode ser cancelada por inteira, ou mesmo acontecendo igual em 1999 com a NBA tendo somente 50 jogos e não 82 como uma temporada normal.

A NBA tem um Collective Bargaining Agreement (CBA) que é o acordo coletivo de trabalho. A CBA tem um acordo legal entre a liga e a associação dos jogadores. A CBA contem todas as regras e informações que a liga e os jogadores precisam seguir. Quando é feito esse acordo também é definido o tempo que o novo acordo irá durar.  E assim chega o momento que a NBA está passando. Esse acordo expirou no final da temporada passada, e desde então representantes dos jogadores e a liga estão tentando entrar em um acordo. Esse acordo para um novo contrato, tem como ainda ser definido:

- Teto salarial para cada time, onde o time só pode gastar com salários até esse teto, e ultrapassando cada time paga um “Imposto de Luxo” que é a cada dólar ultrapassado do teto de salário o time paga um dólar a NBA.

- Tempos de contratos, sejam contrato atual o qual jogadores ganham muito ou futuro contratos.

- Porcentagem de ganho dos clubes e dos jogadores.

Este ultimo ponto é o que está atrasando a NBA e cancelando jogos, pois os donos das equipes e os jogadores não estão entrando em acordo. Vamos entender o que é essa porcentagem.

A NBA tem uma renda anual que vem de receitas de bilheteria, direitos de transmissão, patrocínios, entre outros. No acordo da CBA que expirou, 57% dessa renda vai para salários e benefícios aos jogadores. E o resto vai para a liga e os clubes.  Este ano os donos, estão querendo aumentar o valor desta porcentagem, queria que os jogadores ficassem com 39% e os clubes com 61%, os jogadores através de seus representantes dizem que não vão abaixar mais do que 53%. E estão até hoje tentando chegar a um acordo. O ultimo acordo que foi colocado na mesa de discussão foi 50% para cada um e está em analise.

Mais porque 57%

Conforme já foi informado,  essa porcentagem foi acordado entre os clubes e os jogadores, vem desde 1999 e expirou nesse ano. De toda renda que a NBA ganhou durante a temporada passada, 57% era para ser de salários e benéficos, por isso existe um teto salarial. 

Por garantia a NBA fica com 10% (também acordado com a CBA) dos salários gasto com todos os jogadores e  esse dinheiro fica em uma conta bloqueada.  No final da temporada a NBA analisa se os 57% foi suficiente para pagar todos os salários, e os 10% que ela recolheu é devolvida para os jogadores. Se os salários forem superiores aos 57%  a NBA usa do dinheiro na conta para pagar os clubes e o que sobrou entrega aos jogadores, se mesmo assim  se todos os salários for maior que os 57% e os 10% a NBA usa todo o dinheiro para entregar aos clubes e o que faltou é usado do ano seguinte.

 

Segue uma tabela exemplificando:


Exemplo
Renda Total da NBA:
$3.000 bilhão
% de Salários e Benefícios:
57%
57% da Renda Total:
$1.710 bilhão
Salários
$1.600 bilhão
Benefícios
$110 milhão
Salário Bloqueado (%):
10%
10% dos Salários Bloqueados:
$160 milhão
Valor excedente de Salários e Benefícios
$100 milhões
Retorno aos clube:
$100 milhões
Retorno aos jogadores:
$60 milhões

 

Então é por causa dessa porcentagem que a NBA está em greve, os jogadores acreditam que precisam bater o pé  e mesmo que precise ser cancelado a temporada inteira eles não vão abrir mão. Os clubes querem ganhar mais, mais também não pode ficar perdendo dinheiro com a paralisação da NBA. E por isso estão tendo reuniões constantes.

Aguardemos os próximos capítulos, assim que sair o acordo mostrarei para vocês como vai ficar cada porcentagem para os clubes e os jogadores.

 

 

 


;

Nenhum comentário:

Postar um comentário