O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com os clientes, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato e, portanto, é ligado diretamente à emoção e à paixão. O Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte. O empreendimento tem como vantagem, o fato de impactar um consumidor na hora que está relaxado, vendo um esporte ou indo à algum evento o qual proporciona alegria, e satisfação. Dessa forma a empresa que usa essa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira. Além de ser uma forma de comunicação saudável, o esporte envolve sentimentos como: adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção, o qual automaticamente serão linkados com a marca patrocinadora, como por exemplo, quando eu te faço a pergunta: Nos anos 90 quem era a patrocinadora do Palmeiras? 98% das pessoas vão lembrar! A Parmalat.
Essa parceria entre Palmeiras e Parmalat é um grande exemplo de Marketing Esportivo, só que com o tempo, isso mudou. Naquela época a Parmalat patrocinava somente o Palmeiras, ou seja, nenhum outro rival, só que isso trazia pequenos problemas pois os torcedores rivais mais fanáticos não compravam nada da Parmalat, por achar que o dinheiro gasto com aquele produto iria ajudar o Palmeiras. Só que isso vem mudando, hoje podemos ver empresas patrocinando vários times rivais, por um único propósito, se a empresa patrocina times rivais, aqueles torcedores fanáticos que não compravam nada de empresa que só patrocinava um time, agora compra, pois irá ajudar seu time também. Vejamos alguns exemplo: BMG patrocina Cruzeiro e Atlético Mineiro, Banrisul patrocina o Inter e o Grêmio, TIM patrocina o Palmeiras e o Corinthians.
O marketing esportivo não é só o patrocínio do clube ou atleta, o Marketing Esportivo trabalha com toda parte de Mídia de esportes, naming rights de eventos ou estádios e imagem de atleta. O marketing esportivo vem ganhando a cada ano mais espaço no Brasil. Hoje muitas empresas querem ter seu nome ligado ao esporte, pois é uma forma de marketing que atinge uma grande quantidade de clientes e de todas as classes sociais. A empresa pode optar também por investir em um esporte de acordo com o seu segmento, por exemplo: TNT energy drink com esportes radicais, esporte que precisa de um abastecimento de energia muito grande.
Marketing Esportivo investindo em sonhos,
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