quinta-feira, 7 de abril de 2011

Markting Esportivo, você sabe o que é?

O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com os clientes, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato e, portanto, é ligado diretamente à emoção e à paixão. O Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte. O empreendimento tem como vantagem, o fato de impactar um consumidor na hora que está relaxado, vendo um esporte ou indo à algum evento o qual proporciona alegria, e satisfação. Dessa forma a empresa que usa essa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira. Além de ser uma forma de comunicação saudável, o esporte envolve sentimentos como: adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção, o qual automaticamente serão linkados com a marca patrocinadora, como por exemplo, quando eu te faço a pergunta: Nos anos 90 quem era a patrocinadora do Palmeiras? 98% das pessoas vão lembrar! A Parmalat.

Essa parceria entre Palmeiras e Parmalat é um grande exemplo de Marketing Esportivo, só que com o tempo, isso mudou. Naquela época a Parmalat patrocinava somente o Palmeiras, ou seja, nenhum outro rival, só que isso trazia pequenos problemas pois os torcedores rivais mais fanáticos não compravam nada da Parmalat, por achar que o dinheiro gasto com aquele produto iria ajudar o Palmeiras. Só que isso vem mudando, hoje podemos ver empresas patrocinando vários times rivais, por um único propósito, se a empresa patrocina times rivais, aqueles torcedores fanáticos que não compravam nada de empresa que só patrocinava um time, agora compra, pois irá ajudar seu time também. Vejamos alguns exemplo: BMG patrocina Cruzeiro e Atlético Mineiro, Banrisul patrocina o Inter e o Grêmio, TIM patrocina o Palmeiras e o Corinthians.

O marketing esportivo não é só o patrocínio do clube ou atleta, o Marketing Esportivo trabalha com toda parte de Mídia de esportes, naming rights de eventos ou estádios e imagem de atleta. O marketing esportivo vem ganhando a cada ano mais espaço no Brasil. Hoje muitas empresas querem ter seu nome ligado ao esporte, pois é uma forma de marketing que atinge uma grande quantidade de clientes e de todas as classes sociais. A empresa pode optar também por investir em um esporte de acordo com o seu segmento, por exemplo: TNT energy drink com esportes radicais, esporte que precisa de um abastecimento de energia muito grande.

Na próxima publicação do blog, vou falar um pouco do mercado de Marketing esportivo. Vou escrever como as pessoas podem entrar nesse mercado, o qual falta muita mão de obra qualificada.

Marketing Esportivo investindo em sonhos,
;

Nenhum comentário:

Postar um comentário