Este ano estive em
vários jogos da NBB. Em todos que eu pude ir, exceto os jogos das estrelas, o
que mais me chamou atenção foi a falta de uma ação de Marketing nos jogos. Em
nenhum momento vi brincadeiras ou sorteios, entre outras ações.
Mas você pode estar se perguntando: E qual
é o problema de não haver ações de Marketing?
Bem, a resposta é simples. Há muito
problema!
Uma empresa patrocina um clube para expor
sua marca. Só que para potencializar ainda mais esse canal de exposição, que é
o patrocínio, a empresa deve estar sempre fazendo ações de marketing,
aumentando a sua atuação no mercado, e consequentemente, na mente do
consumidor.
E a pergunta que eu faço pra você é simples. Que tipo de ação de
marketing uma empresa pode fazer, em um jogo de Basquete?
Há inúmeras ações. Conforme o site www.papodeempreendedor.com.br, de cada 10 brasileiros, 9 não resiste à um
brinde, e que 52% dos consumidores compram produtos com brindes promocionais. Então
porque não fazer sorteios, brincadeiras, ou mesmo ações do tipo fidelidade (o
cliente leva o ingresso na loja e ganha x% de desconto)?
Nos jogos de basquetes,
o período ideal para ações de marketing, é o intervalo. Por um período de 10
minutos, entre o 2o e o 3o
quarto, o torcedor permanece simplesmente olhando uma quadra vazia. Se uma
empresa fizer alguma ação durante este tempo, terá atenção total de todos do
ginásio. Aí está uma boa forma de expor ainda mais a marca...e além de
patrocinar a equipe, envolve a cidade e faz sua marca ainda mais conhecida na
mente dos torcedores, dos consumidores.
Em jogos da NBA, até em tempos pedidos, que
são aqueles solicitados pelo técnico e com um minuto apenas, acontece algo para
entreter o público. Sejam danças, lançamentos de camisas, brincadeiras de
patrocinadores entre outros.
E é por isso que os jogos de basquete nos
EUA, não são apenas partidas, são momentos de entretenimento para toda a
família.
Desejamos que os patrocinadores
possam abrir os olhos, pois há muito o que se fazer em prol do basquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário