terça-feira, 24 de maio de 2011

Quando 30 segundos valem 3 milhões de dólares


Vale a pena gastar 3 milhões de dólares em 30 segundos?

Bom, pergunte às empresas que mostraram suas marcas nos intervalos do Super Bowl se vale a pena. Pode apostar que todas iriam dizer que sim.

Pode acreditar, existem muitas empresas que gastam não só 3 milhões de dólares, mas gastam bem mais para 1 propaganda. Vai depender de quanto tempo (segundos) a empresa comprar para estar anunciando sua marca no intervalo do jogo.

Antes de continuar falando sobre esse tema, comentarei um pouco sobre o Super Bowl.

O Super Bowl, é o maior evento esportista dos EUA, é conhecido como a final do Futebol Americano. No ano de 2011 foi o maior evento assistido em todos os tempos pela TV nos EUA com 111 milhões de espectadores.

Com esses dados dá para entender um pouco porque as empresas brigam para tentar anunciar nos intervalos.

O preço estimado para cada 30 segundos de intervalo no Super Bowl está avaliado em 3 milhões de dólares. Por serem os 30 segundos mais caros do mundo, é um dos momentos mais esperados pelo publico, pelo fato de que as empresas que anunciam investem bastante no seu anuncio. É um investimento alto, mas com um retorno para a empresa imensurável, por atingir um público muito grande, como já dito, o maior da história de TV dos EUA. Esse retorno pode ser positivo ou negativo.  Vejamos um exemplo de um anunciante que obteve um retorno positivo e outro que obteve um retorno negativo.

Positivo:  A Chrysler, que investiu 12 milhões de dólares somente para os  2 minutos de anuncio. O Anuncio tem um bom texto sobre o orgulho americano pelo fato de que eles trabalham duro para poder ter, em Nova York, um carro importado de Detroit. O objetivo do anuncio foi mostrar que há tempos em que a indústria automobilística se arrasta por lá, pelo menos na publicidade mantém o estilo e quem sabe assim fazem as pessoas pensar menos em carros alemães, japoneses e coreanos. E por isso foi um dos anúncios, se não o melhor anuncio do Super Bowl 2011


Negativo: O Grupon investiu 3 milhões de dólares para  30 segundos de comercial. O comercial exibe imagens de monges, crianças, paisagens e do palácio de potala enquanto o ator Timothy Hutton afirma que "as pessoas no Tibete estão com problemas, sua cultura está em risco". No decorrer do filme, porém, o espectador percebe que ele está, na verdade, promovendo um cupom do site para comer peixe com curry. ( Folha de S Paulo.)

Segue o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vVkFT2yjk0A&feature=player_embedded

Com esses exemplos, podemos observar que esses 30 segundos, além de serem caros, podem ajudar ou derrubar uma empresa. Não é o fato de ser caro que a empresa, só em anunciar, vai conquistar o que ela deseja; a empresa também precisa saber produzir pois 90% dos telespectadores estão esperando por esses 30 segundos.
Até o próximo post.;

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