sexta-feira, 20 de maio de 2011

Extra! Extra! O milagreiro fez mais um milagre novamente!

Você deve estar se perguntando, quem é esse “milagreiro” e qual milagre ele está fazendo.  Calma, calma, não estou falando de nada sobrenatural, e sim de algo que anda curando físico e emocionalmente as pessoas. Esse “milagreiro” é o ESPORTE.



Sim, ele mesmo, o esporte! Mas como é possível o esporte ser um “milagreiro”?
Simples, é só você continuar lendo que saberás.
Quem não sabe que ano que vem vamos ter as olimpíadas de Londres? E que em 2016 as olimpíadas serão no Brasil? Isso é fato conhecido e divulgado aos quatro cantos do mundo. Mas quem se lembra que esses dois anos também serão palco das Paraolimpíadas? 

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 serão realizados de forma integrada. Ambos os eventos serão operados pelo mesmo Comitê Organizado.


Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 terão início no dia 7 de setembro, durante o feriado nacional. Tanto a abertura, como o encerramento, no dia 18 de Setembro, serão no Estádio do Maracanã.

Vamos explicar agora , o porquê eu digo que o esporte é milagreiro...



Para quem não sabe, Paraolimpíadas são jogos que reúnem competições esportivas em várias modalidades para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, amputações, cegueira, surdes ou paralisia cerebral.

O surgimento das Paraolimpíadas foi bem lento. Tem-se registro de práticas desportivas organizadas entre os portadores de necessidades especiais, desde o início do século, mas nenhumas dessas iniciativas tiveram continuidade.

Somente em 1944, o neurologista alemão Ludwing Guttman, deu início ao que seria o desencadeador da prática desportiva entre os portadores de necessidades especiais. Ele criou na Inglaterra, o Hospital de Stoke Mandeville (http://www.buckshealthcare.nhs.uk/NSIC%20Home/spinal), para tratamento de lesionados medulares.  


Neste centro foram utilizadas técnicas revolucionárias de adaptação dos esportes aos portadores de lesão e este neurologista dizia: "A causa mais nobre do desporto para portadores de deficiência é a de ajudar-lhes a restaurar a conexão com o mundo que os rodeia".



Viu porque o esporte é “milagreiro”? Porque além de trabalhar lada a lado com a integração social, e diminuir as diferenças, o esporte proporciona independência, competitividade e superação para os portadores de necessidades especiais.


Ah ! Algumas informações sobre a participação do Brasil nas Paraolimpíadas:

O Brasil foi pela primeira vez aos Jogos Paraolímpicos em 1972, em Heidelberg, na Alemanha, mas somente em 1976, na Paraolimpíada do Canadá, veio a conquista das primeiras medalhas com os atletas Robson Sampaio de Almeida e Luís Carlos “Curtinho”, que conquistaram a prata no Lawn Bowls, uma espécie de bocha, jogada sobre a grama (www.paraolimpiadas.com.br) e na última Paraolimpíada de Beijing 2008, a seleção paraolímpica brasileira conquistou 47 medalhas: 16 de ouro,14 de prata e 17 de bronze.


Paraolimpíadas, é com certeza um lugar de campeões, pois os atletas já começam vitoriosos!!!


;

Nenhum comentário:

Postar um comentário