terça-feira, 14 de junho de 2011

E você, sabe qual é a marca?

Como atrelar a minha marca ao esporte? Posso trabalhar com o Marketing Esportivo? A resposta é sim. Não só pode, como deve. Mais as pessoas sabem o que é Marketing Esportivo?


Hoje em dia é muito comum as pessoas dizerem que sabem o que é Marketing Esportivo. No entanto, muitas dessas pessoas têm uma idéia errada do real significado de Marketing Esportivo, como por exemplo, se você pedir para as pessoas darem um exemplo de Marketing Esportivo, muitas irão dizer sobre o Corinthians e seu ganho significativo de dinheiro através da sua camisa de jogo.


Mas será que esse é o real significado de Marketing Esportivo? Se você está pesando que sim, tenho que te informar algo: você está errado!


 Mais por quê? Porque o Marketing Esportivo é atrelar a sua marca ao esporte. É como o Marketing normal, mais envolvendo o esporte. Para se fazer um bom marketing, a empresa precisa conectar a sua marca à algo marcante, algo que quando o consumidor olhar lembre-se de sua marca. Vejamos alguns exemplos. Tente adivinhar qual é o nome da marca de cada foto abaixo (O nome das marcas vão aparecer no final do post):





 
Tenho certeza que 99,9% das pessoas acertaram o nome da marca desses produtos, e sabe por quê? Pelo fato que essas empresas conectaram a sua marca à algo marcante, que ao você olhar se lembre dela.
 
E esta também é uma ferramenta usada no Marketing Esportivo. Temos que conectar as marcas ao esporte, mas de uma maneira que as pessoas possam identificar a sua marca com determinado clube, atleta ou evento. Como já foi dito, o que o Corinthians faz não é Marketing Esportivo, e sim o uso de propaganda através de sua camisa. Quer ver o porquê?
 
Qual são as marcas na camisa do Corinthians? Não sabe dizer? Então, aí está um exemplo, você não consegue ligar a marca ao time, e, isso não é Marketing Esportivo, e sim uma propaganda.

Agora responda: qual foi a Marca que estava estampada na camisa do Palmeiras nos anos 90? Tenho certeza que a maioria vai lembrar. Parmalat! Isso sim é um marketing esportivo, a marca conseguiu se atrelar junto ao esporte. Assim,quando pensam no Palmeiras, consequentemente, pensam na Parmalat.
 
Então quando forem trabalhar com Marketing Esportivo, lembre-se sempre de ligar a sua marca à um evento ou esporte, para que assim, o público alvo, ao assistir o respectivo evento ou esporte, consequentemente, lembre da sua marca.


Respostas das fotos à cima:
1 foto: Adidas
2 foto: Sucrilhos, da Kellogg's
3 foto: Nike
 

Até o Próximo Post.
;

Nenhum comentário:

Postar um comentário