sábado, 2 de julho de 2011

NBA está em greve! Sabe o porquê?

A NBA está oficialmente de greve. Conhecido também como o Lockout.

Entenda um pouco o que é um Lockout.

A NBA e os times suspendem todas as atividades que envolvem o basquete. Nenhum jogador pode treinar, ou se quer comunicar com um técnico do time. A suspensão de todas as atividades ligadas à NBA é válida também para o seguro de saúde coletivo dos atletas da liga. Sem ele, os atletas não estão protegidos em caso de lesão e teriam que firmar acordos individuais com seguradoras para atuar por suas seleções nacionais.

“Existe um acordo coletivo da NBA com uma seguradora, que torna o preço dos seguros mais em conta. As federações nacionais pagam a esta seguradora, enviam o comprovante aos times e obtém a liberação dos jogadores", explica Luis Martin, agente de basquete.

"Com a greve, este acordo não é válido e os atletas precisariam contratar individualmente as seguradoras. O valor dos seguros é calculado em cima do contrato do jogador com a NBA, o que eleva o montante a um preço muito alto para ser pago". E o seguro dos atletas também está cortado, portanto os atletas só podem fazer treinamento físico, pois se jogarem e algo acontecer, o seguro do atleta não ira cobrir.

A NBA faz isso pelo falo de que os times e a associação dos atletas não entram em acordo sobre o salário. O impasse sobre o novo acordo salarial ocorre por causa do desejo das franquias de cortarem gastos para as próximas temporadas. Parte das franquias sofre com grandes déficits no orçamento e busca reduzir os gastos com seu elenco.

Os dirigentes propõem uma redução de 30% nos limites salariais dos atletas, o que foi completamente rejeitado pela categoria. As duas partes têm negociado desde o início da temporada passada, mas sem sucesso.

A NBA e a Associação dos atletas têm uma reunião marcada para aqui duas semanas, se novamente não entrarem em um acordo, continuara paralisado o Basquete no país Norte Americano.

Vamos torcer para que esse acordo seja selado rapidamente, para não perdemos nenhum jogo, ou nenhum temporada do Basquete, pois se a NBA e a Associação não entrarem em acordo, essa greve pode demorar até um ano, e isso seria ruim para todos, sendo eles, os Fãs que não iriam ver os times jogarem, os atletas que não iria jogar e a liga, que perderia o prestigio com o seu publico.

Até o próximo post.








;